Dentro de algumas semanas iremos nos despedir do outono e dar as boas vindas à estação mais fria do ano. O inverno aproxima as pessoas, nos deixa mais elegantes, entretanto, as mamães e os papais de plantão precisam reforçar os cuidados com os pequenos.
Uma das doenças mais comuns em bebês de até dois anos é a bronquiolite, que costuma se agravar nos dias mais gelados.
A bronquiolite é uma doença aguda, tendo como principal causador o Vírus Sincicial Respiratório (VRS), sendo uma das doenças que mais atacam o aparelho respiratório de lactentes.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão da bronquiolite se dá, em geral, por meio das mãos e objetos contaminados.
Quais são os sintomas?
Primeiramente, a bronquiolite se assemelha a um resfriado comum, com tosse, espirros, febre e coriza. Entretanto, logo após este primeiro estágio, a criança começará a apresentar chiado na respiração, cansaço e piora na tosse.
O importante é logo procurar a orientação do seu médico, para tratar o caso da melhor forma possível, ou seja, mamães e papais, nunca auto-mediquem os seus filhos. O ideal é sempre procurar um médico.
Como prevenir?
O primeiro passo é evitar o contato das crianças, principalmente os recém-nascidos, com pessoas que apresentam sinais de resfriado. Também evite estar em locais lotados e fechados, com fumaça de cigarro ou outros poluentes ambientais.
Tenha um cuidado especial com a higiene dos brinquedos e demais materiais que fiquem em contato com as crianças. Além disto, lave sempre muito bem as mãos, principalmente ao chegar em casa.
Tendo alguns cuidados simples, você estará protegendo o seu filho do lado ruim dos dias mais frios :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário