Começando o ano letivo e com ele toda aquela empolgação da criançada de rever os amiguinhos, contar as novidades das férias e tudo que eles aprontaram por lá.
Mas mamãe, acho que vale a pena, já que é início de mais uma ano, você rever alguns conceitos e cuidar um pouco mais da alimentação dos pequenos.
Você sabia que segundo dados da pesquisa de orçamentos familiares, cerca de 34,8% dos meninos e 32% das meninas entre cinco e nove anos já apresentam excesso de peso? Sendo esses 16,6% e 11,8% respectivamente já são considerados obesos?
Segundo especialistas, a melhor forma de contornar este problema de saúde pública ainda vem de casa, da eficiência dos pais em transmitir para os seus filhos uma alimentação saudável.
Médicos e nutricionistas afirmam que para garantir um bom desempenho escolar, sendo ele psíquico e físico, é fundamental adicionar aos lanches dos pequenos uma fonte de carboidrato, outra de proteína complementando com uma fruta ou um suco natural.
Evite alimentos industrializados. Sabemos o quão prático e atrativos são, mas além de estragar o paladar da criançada, são alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio, contendo praticamente 0% de nutrientes. Influenciando a capacidade de concentração das crianças e dificultando o aprendizado.
Dica da nutricionista:
Para crianças de 1 a 2 anos, a nutricionista Amanda Branquinho sugere uma fruta, bisnaguinha, biscoito de maisena ou pão. Prefira frutas a sucos, para desta forma os pequenos começarem um processo de reconhecimento das mesmas.
Crianças de 2 a 6 anos, a dica é um suco de fruta natural e sem açúcar de preferência. Biscoito integral, torrada ou um pão com queijo branco e peito de peru. Bolos de cenoura, banana, abacaxi ou laranja também são uma boa opção.
Para os maiores de 6 a 12 anos, a maior diferença em relação ao lanche para o dos mais novos é a porção. Pães integrais, queijos, iogurtes, cereais, bolo simples e frutas é uma boa pedida.
Boa semana para você!
Um abraço da equipe Multibaby