terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cuidados com o cordão umbilical



O bebê fica nove meses se alimentando através do cordão umbilical, mas uma vez fora do útero, o cordão não possui mais serventia para nada.

Ele é cortado ao nascimento e a partir daí o coto só encomoda até cair.



O cordão umbilical não possui terminações nervosas, por isso o bebê não sente dor alguma ao tocar nele, a não ser que ele esteja infeccionado.

Mas como fazer para cuidar do coto umbilical?

Mamães, os médicos dividem-se em duas opiniões para curar o cordão umbilical. O que ambos têm em comum é que o cabo deve permanecer seco e limpo em todos os tempos:

1º : Limpe o cordão com uma compressa embebida em álcool, o álcool deve ser aquele especial de 70%, vendido em farmácias. Sugerimos enrolar o cordão com uma gaze por uns 2 minutos, e depois deixar secar.

2º : Permitir que o cordão seque naturalmente, só quando você der banho no bebê, procure limpar a área com água e sabão, logo após, secá-la muito bem para evitar a infecção.

Os médicos dividem suas opiniões, porém estudos afirmam que ambas as formas são válidas, embora estudos recentes mostram que a segunda maneira é mais rápida e normalmente é recomendanda pela mais nova geração de médicos pediatras. O tempo em média da queda do cordão é de 1 semana.

Como saber se o cordão umbilical está infectado?
Se você notar pus na base do cordão umbilical ou do recém-nascido e da área ao redor do umbigo são vermelhos e inchados podem ser infectados, se isso acontecer, informe o seu médico.

Às vezes, o umbigo leva mais tempo a cicatrizar, mas desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não deverá existir razão para se preocupar. Contudo, se sangrar você deverá procurar um médico. Se por ventura existir algum tipo de odor desagradável, corrimento ou vermelhidão na área do coto umbilical, também procure um médico.


Fique de olho mamãe e primordialmente mantenha a higiene para que tudo ocorra bem.

Ótima semana para você!


Abraços de toda equipe.

1 comentários:

fatima disse...

ola meu bebe nasceu tem tres dias limpo toda vez que troco de fralda mesmo sem trocar estou limpando o cordão umbilical mas agora estou sentindo um odor não esta forte é um odor bem fraco mas não sei o que fazer minha mãe diz que é normal mas estou preucupada o que devo fazer

Postar um comentário