segunda-feira, 20 de junho de 2011

Você conhece a origem da festa junina? E as brincadeiras?




Existem duas versões que explicam a origem da festa. Mas analisando, acho que uma acaba encaixando com a outra. 

A primeira versão, de acordo com historiadores, esta festividade foi trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda no Brasil colonial. 

Nesta época, havia uma influência enorme de elementos culturais de alguns países. Da França veio a dança marcada, que no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, lugar onde originalmente surgiu os fogos de artifício. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. 

Todos estes elementos culturais, misturados a nossa cultura brasileira, começou a caracterizar a festa. 

Na segunda, seria que os festejos são em agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano.

Apesar de São João ou festa junina ser comemorada nos quatro cantos do Brasil, no Nordenste ela recebe um maior destaque. Como é uma região caracterizada pelo clima semiárido, e com isso sofre bastante com as secas, esta costuma ser uma época de chuva no estado, e as festividades servem como um agradecimento a esta benção. Economicamente falando, é a melhor época da região, mais um motivo para os nordestinos adorarem a festa junina. 

O mês de junho também é a época da colheita do milho, está aí o porque dos pratos típicos serem feitos de milho. 

Pamonha, cural, milho cozido, canjica, bolo de fubá, cuzcuz, pipoca, bolo de milho... hummmm, já ficamos com água na boca, rsrsrs.



Em relação as brincadeiras, são as mais divertidas, com certeza! 

Cadeia, caça ao objeto, corrida do ovo na colher, corrida do saci, corrida do saco, dança da laranja, dança do saco, jogo das argolas, derruba latas, rabo do burro, pescaria, correio do amor e a barraca do beijo. São apenas algumas ideias para você divertir-se na festa. 




Hey... então vamos ter disposição e senso de humor, se vestir a caráter e cair nesta festa?

0 comentários:

Postar um comentário