Perto dos dois anos é uma ótima fase, mas é necessário observar a “maturidade” de seu filhote e ver se ele está realmente preparado para esse novo desafio, lembre-se que é necessário respeitar o tempo de cada criança. Nesta mesma fase a fala começa a aflorar e a ser desafiador este aprendizado para os pequenos, por isso é necessário todo o cuidado para não pressioná-los demais. São muitas novidades.
Algumas dicas para começar esse processo são válidas, por isso, vamos a elas ok?
Comece no banho de chuveiro: ela deve começar a aprender a tomar o banho sozinha para conhecer o seu corpo e treinar suas habilidades motoras. Não esqueça dos brinquedinhos para tornar tudo mais divertido.
Tente trabalhar no pisicológico da criança a sua independência e autonomia. Troque o berço por uma cama, afirmando que já está grande e forte, no banho deixe ele tentar banhar-se sozinho. Restringir o uso de chupeta e mamadeira também ajuda a criança a processar essas informações, e subliminarmente que ela não é mais bebê. A retirada da fralda é o próximo passo.
Prepare-se para encontrar a cama molhada nos primeiros dias. Até os 5 anos a criança não tem total controle do xixi e também do cocô, portanto, acidentes podem acontecer. Se a criança dormir a noite toda, não interrompa. Pela manhã, a primeira coisa a fazer será levá-la ao banheiro. Se ela acordar seca elogie, se acordar molhada não reprima, é uma aprendizagem, se mais palavras de apoio forem dadas, mais confiante a criança ficará.
Uma dica bacana é o efeito imitação, e acreditem, dá resultado. Assim, quando sentar o seu filho no piniquinho, sente-se também no vaso, mostrando-lhe que é algo natural. É claro que, nas primeiras vezes, ele não gostar e nem ter paciência de ficar sentado muito tempo. Então, distraia-o, conte-lhe uma pequena história. Mas não o obrigue a ficar sentado. O importante é que se habitue. E muito provavelmente no início não fará nada, elogie se ele conseguir.
Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.
Quando a criança estiver um pouco crescidinha, substitua o pinico pelo vaso. Deixe que a própria criança faça as necessidades sozinha, e depois que acabar diga para chamá-lo.
Nunca pergunte à criança se ela quer ou não ir ao banheiro. Leve-a a cada 30 minutos. Se ela estiver brincando, ldepois do banheiro a leve de volta para a brincadeira.
0 comentários:
Postar um comentário