quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Você sabe as vacinas necessárias para o seu filho?


Você sabe todas as vacinas que seu pimpolho precisa tomar para ficar imune e protegido? 

Até os primeiro 10 anos de vida da criança, ela precisa tomar vacinas para adquirir anticorpos. algumas picadinhas necessárias para que graves doenças não as atinja.

Listamos algumas imprescindíveis até os 6 meses de idade para você ficar por dentro e se precaver:

Ao nascer: deve-se aplicar a BCG, ela é necessária para evitar algumas formas graves da tuberculose. 
Dica: Quando aparecer a feridinha, não faça nada. Apenas aguarde. Não mexa e não use nenhum produto, somente água normal do banho. Em geral, a feridinha cicatriza por si só e fica uma marquinha discreta.

Outra que também deve ser aplicada logo nas primeiras horas de vida é a primeira dose da Hepatite B (recombinante), que serve para induzir a formação de anticorpos contra a Hepatite B.Após 30 dias deve-se aplicar a segunda dose.

Aos 2 meses: é o mês mais sofrido para os pequenos.

A primeira dose da tretavalente é aplicada no bumbum, ela ajuda a evitar doenças como a difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções. 
Dica: Administrar anti-térmico/analgésico caso a febre exceda 38ºC e usar compressas frias no local da aplicação. Se a reação local for muito forte, pode-se aplicar uma pomada de alívio para traumatismos, mas sem massagear! 

A primeira dose das gotinhas, vacina contra a poliomelite ou paralisia infantil, também deve ser administrada nesta época. Dica: procure não amamentá-lo após o procedimento por meia hora. 

As gotinhas contra a diarréia por rotatovírus deverá ser feita nesta mesma época.

Vacina pneumocócita 10 (conjugada) evitará que seu fofo adquira pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo. Também deve ser aplicada a primeira dose. 

Aos 3 meses: 

Meningocócica C conjugada: primeira dose. Protege contra a meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria chamada meningococo C. Recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir de agosto de 2010 seria aplicada gratuitamente nos postos de saúde dentro do Programa Nacional de Imunizações. Também disponível na rede particular. Ela é aplicada na lateral interna da coxa. 

Aos 4 meses: 

A segunda dose da tretavalente, poliomelite, rotatovírus e pneumocócita devem ser administradas pelos papais. Dica: se acontecer da criança ficar um pouco febril, temperatura superior a 38C, admnistre um anti-térmico. 

Aos 5 meses: 

Aplicação da segunda dose da meningocócita c. 

Aos 6 meses: 

Terceira dose da vacina via oral contra a poliomelite e 3 dose da hepatite B. 


Para ver a tabela completa da vacinação clique aqui
Quaisquer que forem as dúvidas a respeito do assunto, consulte o seu médico. A maioria das vacinas estão disponíveis em qualquer posto de saúde.



Equipe MultiBaby. 

0 comentários:

Postar um comentário