segunda-feira, 25 de julho de 2011

A importância do ultra-som



Chegou a hora tão esperada, o momento de realizar o ultra-som. Será que está tudo bem com o bebê?


É difícil descrever as emoções que os pais sentem quando vêem a imagem de seu filho ainda na barriga da mãe. Sentimentos como felicidade, medo, satisfação e ansiedade se confundem, trazendo uma nova dimensão a gravidez. Além disso o exame é essencial para avaliar o desenvolvimento do bebê e ter a certeza de uma gestação tranquila e sadia.


O exame é bem rápido, dura cerca de 10 minutos. A gestante deita na maca ou cama, o médico aplica um gel na sua barriga, assim o aparelho transdutor, este é o nome dele, desliza com mais facilidade. O transdutor capta imagens do feto e transmite ao monitor, podendo assim, o medico identificar se a formação do feto está ok e também o sexo do futuro bebê.


Em uma gestação sem riscos, é indicado fazer no mínimo 3 ultrasons, um em cada trimestre. Como a saúde do nosso país é bem deficiente, nosso Ministério da Saúde não determina um número de ultra-sons para as gestantes, assim algumas passam pelo exame somente uma única vez.


Dr. Abner Augusto Lobão Neto, identifica as causas da necessidade dos 3 ultra-sons durante o período gestacional:


1° Trimestre: Define com precisão a idade gestacional, excluir a possibilidade de gestação ectópica (fora do útero), e verificar a ocorrência de gestação múltipla. O interessante é que seja feito entre a 11° a 12° semana, para que o médico possa realizar também outro exame, o translucência nucal, em que é medida a espessura da nuca do bebê e avalia se há risco de malformações, como a Síndrome de Down.


2° Trimestre: Normalmente é feito entre a 20° a 22° semana. Tem como objetivo avaliar a formação geral dos órgãos e membros externos do bebê. Este ultra-som também é muito esperado pelos papais, nele já é possível identificar o sexo do bebê.


3° Trimestre: O parto está cada vez mais próximo! O terceiro ultra-som é feito entre a 34° a 36° semana. Nele, o médico calcula o peso do pequenino, a posição que ele se encontraa quantidade de líquido amniótico e o posicionamento da placenta em relação ao colo do útero.


Após este exame, o médico já consegue ter a noção se o parto se dará como normal ou cesariana.
Depois relaxe futura mamãe e aproveite ao máximo o fim deste momento tão importante e mágico que somente as mulheres são capazes de vivenciar. =D

0 comentários:

Postar um comentário