Eles são parecidos em praticamente tudo?
Os pais tem o costume de agir como se os gêmeos, principalmente os idênticos, fossem uma pessoa só. Mas, estas atitudes podem promover uma confusão muito grande para a cabecinha dos pequenos.
Mesmo no caso de gêmeos univitelinos, eles costumam ter muitas diferenças entre temperamente e comportamento. Segundo a especialista e escritora do livro”Conversando sobre gêmeos” a psicóloga clínica Maria Elizabeth Barreto de Pinho Tavares , Incentivar a construção da personalidade de cada um, é necessário. “Não se deve tratar um como réplica do outro, mas sim, cada um deles como único”, diz a psicóloga. É preciso que os pais identifiquem as características individuais de cada um para saber lidar de acordo.
A comparação entre eles é inevitável. Os gêmeos terão necessidades e vontades distintas, e isso precisa ser preservado. Afinal, eles precisam ter identidades próprias e devem saber que um pode ser diferente do outro. Uma dica: quando você for matricular os gêmeos na escolinha, procure colocá-los em salas diferentes.
Um sente o que o outro sente? Não está comprovado. A psicóloga conta que a ciência talvez nunca chegue a uma conclusão em relação a este assunto. Conta ela, que em determinada pesquisa de campo, ao visitar a casa de um casal com filhos gêmeos, presenciou uma situação bem difícil de acreditar: um dos gêmeos de pouco mais de dez meses de idade havia machucado o braço e chorava sem parar. Nenhum dos pais sabia o que tinha acontecido e, enquanto tentavam descobrir, o outro bebê gêmeo foi atrás do telefone da casa, em desespero, e o entregou para a mãe. De acordo com ela, poderia ser um pedido de que a mãe fizesse algo ou chamasse alguém capaz de acabar com a dor do irmão. “É um fato isolado que eu presenciei, mas posso dizer que eles conseguem se entender muito bem”, diz.
É bobagem dizer que a mãe sempre sabe quem é quem. As vezes os gêmeos podem ser tão parecidos que até para a mamãe pode se complicar.
Costumam dizer que os gêmeos ficam doentes juntos, isso depende. Somente se já houver uma predisposição genética para que os dois desenvolvam uma mesma doença. Assim como é comum quando um gêmeo pega uma doença contagiosa como a catapora, que o outro também comece a apresentar os sintomas.
Não se preocupe em amamentar os dois ao mesmo tempo. Que é possível você conseguir fazer isso, não duvidamos. Mas não existe a necessidade, entende? Os especialistas ainda afirmam que amamentar um de cada vez torna os laços entre mãe e filho, mais estreitos ainda.
Sabia que a Multibaby tem um quarto especial para gêmeos?
Sim, desenvolvemos a Linha Picolé, com berço anti-refluxo que se transforma em míni cama. O quarto é 100% em MDF, com a opção de brilho ou fosco.
Esta e outras novidades serão apresentadas durante o Brasil Móveis onde a Multimóveis estará presente. O evento ocorrerá do dia 09 ao dia 12 de agosto no Anhembi em São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário