Você sabe no que consiste esta doença?
É ela é um distúrbio metabólico que resulta na incapacidade do organismo em utilizar o açúcar como alimento para as células.
Existe dois tipos desta doença que são: diabetes tipo 1, que ocorre principalmente em crianças e diabetes tipo 2, mais comum entre adultos e, raramente, entre adolescentes com excesso de peso.
A diabetes tipo 1 é a mais freqüente entre as crianças, 7 em cada 100.000 crianças tornem-se diabéticas a cada ano. Estas são, principalmente, crianças em idade escolar e adolescentes. Mas saiba que até mesmo lactentes e crianças pequenas podem tornar-se diabéticos do tipo 1.
Como se descobre se uma criança tem diabetes?
Existem alguns sinais mais evidentes da doença, como por exemplo:
- urinar freqüentemente e em grande quantidade (até mesmo durante a noite)
- ter muita sede
- comer muito
- emagrecer
A melhor maneira da diabetes ser controlada , é com a combinação de insulina, monitorização da glicemia (com exames de laboratório), dieta e exercícios.
Enquanto no diabetes tipo 1 a criança e o adolescente não produzem insulina e dependem da insulina exógena para sobreviver, no diabetes tipo 2 o adolescente produz insulina mas esta não age como deveria, o que também causa um aumento da taxa de açúcar no sangue. O controle do peso e algumas medicações orais específicas prescrita pelo seu médico, também ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue.
Quais são os riscos de uma criança diabética?
Se o nível de açúcar no sangue não for mantido em níveis próximos aos normais, a criança diabética estará mais propensa a riscos de complicações a longo prazo, que acabam por afetar os olhos, rins, coração e sistema nervoso. Seus crescimento na puberdade, também poderá ser prejudicado.
A criança diabética pode levar uma vida tão comum quanto a de uma criança normal, apenas é necessário um acompanhamento regular de um médico.