segunda-feira, 9 de abril de 2012

Massagens durante a gestação


Apesar de ser comum o mal estar durante esse período, devida a várias transformações no corpo feminino, existem várias atividades que podem ser realizadas para tornar esse momento mais agradável. Uma dessas alternativas é a massagem.

Peça a ajuda de um especialista e confira o roteiro abaixo que montamos para colaborar com o bem-estar das futuras mamães.



Massagem Perineal
O objetivo desse tipo de massagem é trabalhar o alongamento da região perivaginal, favorecendo o parto normal e evitar aquele corte feito para alargar o canal de parto, que causa a ruptura dos músculos. “O assoalho pélvico ganha alongamento para ser distendido no parto e voltar ao estado normal sem rompimento das fibras musculares”, detalha Miriam Zanetti, fisioterapeuta do grupo de pré-natal da obstetrícia fisiológica da Unifesp.


Automassagem
Essa é a melhor forma para a gestante conhecer ainda mais o seu corpo e notar todas as alterações que acontecem, além de proporcionar um grande conforto. Mas atenção,a partir do sexto mês, aceite as limitações que o seu corpo irá apresentar, afinal a sua barriga está crescendo e o todo está se alterando, respeite a você mesma.

Entre os benefícios apontados pelas grávidas que realizam a automassagem, estão: o relaxamento, a melhora da autoestima e do sono.


Massagem relaxante
Pode ser realizada no corpo todo, devendo evitar o abdômen a partir do sexto mês. Essa massagem ajuda a diminuir a dor nas costas e a ansiedade.


Drenagem Linfática
O inchaço causado pela retenção de líquidos é uma das maiores queixas das gestantes. A drenagem linfática é uma ótima alternativa para aliviar essa sensação. Ela pode ser feita a partir do primeiro mês da gestação, desde que a mulher não apresente hipertensão, sangramentos e trabalho de parto prematuro. Essa técnica deve ser feita apenas por um profissional capacitado, no caso, um fisioterapeuta.


Abaixo, o passo a passo de duas massagens e um alongamento para ajudá-la a relaxar e aliviar as dores nas costas:



Fonte: Papo Feminino

0 comentários:

Postar um comentário