segunda-feira, 30 de abril de 2012

Utilizar da mamadeira pode realmente ser prejudicial ao bebê?


Segundo pediatra renomado, Antonio Carlos Turner, a mamadeira deve ser evitada antes dos 6 meses de idade salvo exceções, como por exemplo: “Bebês prematuros e filhos de mães que tenham doenças transmissíveis pelo leite materno podem fazer uso da mamadeira. Ela também é indicada para aqueles bebês que não vêm ganhando peso com o leite materno ou não se desenvolvem adequadamente”, diz o médico 

Até os 6 meses completos, a prioridade deve ser o peito da mãe e a alimentação deve ficar por conta do leite materno.

O pediatra afirma: “O bebê que mama na mamadeira constantemente pode perder a força para sugar o seio da mãe. Por causa do movimento de sucção, que trabalha toda a musculatura, ele terá o rosto e o assoalho do crânio mais bem formado e os dentes ficarão enfileirados de forma correta”.

A dica para as mamães que necessitam ir trabalhar e não possuem tempo hábil para amamentar seus filhos menores de 6 meses, é utilizar deste momento sempre que possível. Amamente nos finais de semana, à noite e sempre que puder. A papinha pode ser introduzida na alimentação a partir dos 6 meses, mas apenas como complemento do leite maternos e no máximo duas papinhas por dia. 

Veja a seguir algumas dicas retiradas do livro “O primeiro ano do seu bebê” em relação ao uso da mamadeira:

Quantidade - É importante ter, pelo menos, seis mamadeiras e bicos. Também é necessário um esterilizador e uma escova para lavá-los. 

Mamadeiras anticólicas - Acredita-se que o fato de engolir ar ao se alimentar com mamadeira contribua para aumentar as cólicas no bebê. As mamadeiras anticólicas são feitas com funis e ventosas que reduzem a quantidade de ar que flui do leite para o bico, ou com bolsas a vácuo que retêm o leite. Vale a pena experimentá-las se seu filho estiver sofrendo com cólicas, mas não funcionam para todos os bebês. 


O bebê está cuspindo leite - Uma quantidade de saliva e regurgitação é perfeitamente normal, e alguns bebês fazem isso mais do que outros. Além de colocar nele um babador de plástico para evitar sujeira, pouca coisa pode ser feita. A maioria dos bebês supera o refluxo com cerca de doze meses. Se ele estiver regurgitando o leite e perdendo peso, com dificuldades de respirar, ou se fica arqueado ou tossindo durante as mamadas, existe a possibilidade de que sofra de refluxo gastroesofágico e precisará ser examinado por um pediatra. 

Deitado, não! - Oferecer a mamadeira enquanto ele estiver deitado poderá causar engasgos e aspiração do leite para os pulmões. O líquido ainda poderá ir para os ouvidos, causando infecções, ou se acumular na boca.

Da mamadeira à caneca - Após os doze meses, os bebês não deveriam precisar da mamadeira. Quanto antes você introduzir o uso da caneca, mais fácil será a transição. O perigo de deixar para mais tarde é que o bebê passará a usar o bico da mamadeira como se fosse chupeta, para tranquilizar-se.

0 comentários:

Postar um comentário