sexta-feira, 11 de março de 2011

Vocação X Indução



Alguns pais acabam até mesmo incoscientemente induzindo seus filhos de alguma maneira a seguir certos “nortes”, principalmente quando se trata da vida profissional.

Esse caminho pode ser muito perigoso, seja para se cumprir uma tradição familiar ou por achar que está dando uma direção mais concreta e segura.

Atitudes assim, podem abrir a porta para um conflito pessoal, um sentimento de inferioridade, de falta de capacidade para tomar as suas próprias atitudes, tornando-os adultos frustrados.

Pode ser que num primeiro momento, essa criança ou jovem, não se dê conta, de que foi induzido a seguir um caminho profissional, sem direito a conhecer, antes, outras opções. É óbvio que, muitas vezes, por não conhecer nada mais além daquilo que lhe é apresentado em casa, desde cedo, acabe se adaptando, mas isso é longe de ser chamado de vocação.

O descobrimento da vocação de uma criança deve ser um dos encargos mais importantes dos educadores e dos pais. Com a ânsia para que eles cumprem suas tarefas escolares, os educadores se preocupam mais em encher suas cabeças com o conteúdo dos livros. Do mesmo modo, estes educadores, tentam lhes induzir a seguirem aquilo que preferem, defendendo as qualidades e virtudes que acreditam.




A juventude é a melhor época para os questionamentos e investigações. O adulto já não possui esse interesse, suas ideias já estão 100%, na sua maioria formadas e nada que signifique mudança, é mais do seu interesse.

A conformidade faz parte da vida adulta.

Instigue seu filho ajude ele a se tornar desde cedo questionadoras, investigadoras e não meras repetidoras, como eles.

A observação é o melhor método de ensino. Observe os gestos espontâneos, naturais e a maneira como reagem perante as situações.

 


Então, vocação não se descobre através de um simples teste vocacional. o mesmo modo que não podemos mostrar a alguém um sentimento de culpa, por exemplo, a partir de uma descrição; também não podemos a partir de um gabarito, determinar o futuro de alguém. Mas podemos, a partir da propaganda, da força de uma sugestão, fazer alguém crer que aquilo é sua preferência.

Bom final de semana pessoal!

Um abraço 

0 comentários:

Postar um comentário