Segundo pesquisa americana desenvolvida pela Universidade de Winsconsin, bebês podem até mesmo superar os adultos quando o assunto trata-se de solidariedade e justiça. Segundo os pesquisadores, o estudo desenvolvido com pequenos de idade entre 1 ano e 1 ano e meio, demonstrou que eles já exibiam intensos sinais de comportamento cooperativo.
Antes desta comprovação, pensava-se que as crianças só viriam a desenvolver este senso de solidariedade lá pelos 6 e 7 anos de idade.
A pesquisa foi desenvolvida com 47 bebês de 15 meses de idade, e funcionou da seguinte forma: sentados nos colos de seus pais, assistiram individualmente dois vídeos. O primeiro mostrava três personagens, sendo um deles dono de um prato de biscoitos. Em uma primeira situação, ele distribuía igualmente a comida entre os três, e em uma segunda, ele deixava alguém com uma porção maior. O segundo vídeo era igual, mas com leite no lugar dos biscoitos.
Observou-se nas crianças um fator chamado “violação de expectativa”, significa que elas prestam mais atenção a algo que as deixa surpresas. A atenção dos bebês era muito maior na cena em que o leite e os biscoitos foram distribuídos de forma desigual, o que indica que eles esperavam mais justiça por parte dos personagens.
Bacana né?
Ótimo final de semana =D
0 comentários:
Postar um comentário