Se o seu bebê ainda encontra-se na fase das fraldas, ele já deve ter convivido em algum momento com esse incômodo. Mas engana-se você mamãe, que pensa que a causa dessas assaduras são somente as fraldas. Elas podem aparecer em regiões mais quente do corpo do pequenino, como nas dobrinhas do pescoço e dos bracinhos.
Para ajudar a reduzir o aparecimento das assaduras, veja alguns cuidados muito simples, mas que já são de uma grande ajuda contra esse inimigo.
A principal causa é a umidade, sendo assim não é necessário dar banho na criança a cada troca de fralda, no caso do xixi. Um algodão umedecido com água morna é o indicado para a higienização. O sabonete, mesmo sendo neutro, e lenços umedecidos retiram a camada de proteção da pele, propiciando a assadura. No caso do número dois, daí realmente não tem jeito, é necessário lavar o bumbum, mas somente com água, não é preciso o uso de sabonetes.
Aproveite na hora da troca para deixar o seu pequenino por um momento sem as fraldas.
Procure sempre ir alternando a marca da fralda. A assadura pode ser por causa de alguma reação alérgica de algum componente da fralda
O talco deve ficar no passado.
Troque a fralda sempre que você notar que ele fez o número 1 ou o 2. Por mais que a fralda seja super absorvente, a umidade é a causa das assaduras, não esqueça.
Nos primeiros meses de vida, alimente o bebê somente com leite materno, ele faz com que a urina e o coco não se tornem tão ácidos.
Não exagere no uso das pomadas, elas podem deixar a região sem “respirar”. O resultado pode ser um efeito contrário do esperado.