quarta-feira, 7 de março de 2012

Boneca ou Moleca?


Será que há necessidade dos pais em se preocuparem se suas filhas preferem brincar de carrinho como a filha de Angelina Jolie, a Shiloh, ou se encantam-se demais por "feminices" e querem andar de salto alto, como Suri Cruise?

Apesar da educação começar diferente entre meninos e meninas desde o útero da mãe, nos perguntamos: Será que essa divisão é tão importante a ponto de ser motivo de preocupação?

O casal Brad Pitt e Angelina Jolie parecem realmente não se preocuparem em fazer essa distinção na hora de educar seus filhos. Pais de 6 filhos, eles demonstram lidar naturalmente com as preferências da filha Shiloh, de 5 anos, por tudo que faça parte do universo masculino. Já, com características opostas, Suri Cruise, 5, filha dos atores Tom Cruise e Katie Holmes, parece ser feminina ao extremo e encantada por todas atividades tipicamente femininas.



“Uma menina feminina é quase uma princesa. Já a menina mais moleca nem sempre é bem vista”, afirma Ana Paula. Mas a menina boneca também pode ser vítima de estereótipos e perder ótimas oportunidades de brincar como criança. Medo de se sujar ou de estragar um sapato novo se tornam impeditivos para vivenciar uma brincadeira com os amigos, por exemplo. “Não consigo ver quem pode sofrer mais ou menos. O importante é conseguir balancear a vida das crianças para que elas possam ter uma infância mais completa e feliz”, diz Yvanna Sarmet, psicóloga infantil. 

A pequena Suri Cruise é vista diversa vezes sendo protegida pos seus pais, enquanto Angelina Jolie e Brad Pitt ensinam seus filhos a andarem de mãos dadas, já que não possuem colo suficiente para todos seus seis filhos. “Existe diferença entre crianças que são o centro das atenções de uma família e outras que precisam dividir a atenção dos pais com os irmãos”, explica Yvanna.


Segundo Yvanna, o estilo dos pais influencia na maneira como as crianças vão se comportar. Permitir que os filhos tomem algumas decisões sozinhos e caminhem com as próprias pernas pode ajudar na construção de uma personalidade mais independente. 

A curiosidade e a busca pelo novo faz parte do universo infantil. Os pais devem entender que a experimentação por brinquedos do sexo oposto faz parte do desenvolvimento da infância e de nada tem a ver com a opção sexual de seu filho.




Via Ig

2 comentários:

Anônimo disse...

eu me acho meleca mas tipo assim moleca de atitudes e não do jeito de me vestir em fim voce poderia me explicar oque quer dizer moleca?

Anônimo disse...

"Moleca" é uma forma de comportamento e pode ter vários significados. No caso do texto acima, nos referimos as atitudes da pequenina Shiloh por gostar de brincadeiras ditas como de meninos. Mas também podemos interpretar como uma menina divertida e brincalhona, que também cabe muito bem a filha de Angelina Jolie. Por isso chamamos ela de molequinha. ;)

Postar um comentário