quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como agir quando o seu filho nega-se a comer?

Toda criança tem aquela fase chatinha de recusar-se a comer, ou a escolher determinados alimentos. Procurando tranquilizá-los e evitar todo um desgaste em horas à mesa com as crianças entre lágrimas e choros, além de poupá-los do trabalho em dobro de cozinhar especialmente algum prato só para o pequeno. 

Preste atenção e siga algumas de nossas dicas abaixo:

 “Encha os olhos” - A maneira como a comida é apresentada a mesa conta bastante. Até porque asvezes comemos mais com olhos que propriamente com a boca. Compre alguns moldes divertidos, faça carinhas sorridentes em frutas e verduras. Com certeza poderá dar mais trabalho, mas você verá o resultado logo e a missão que parecia impossível será facilmente cumprida.


Sem ser “na marra” - Se pensarmos e puxarmos pela memória, todos nós temos a lembrança de na nossa infância termos sidos obrigados a comer algo que não gostamos. E isso acabou ocasionando um trauma com a tal comida (a minha é bife de fígado). Não faça o mesmo com o seu filho. Se a refeição chegou ao ponto de você ter que ameaçá-lo, pode ter certeza que não vale mais insistir. Quando a criança estiver realmente com fome dê um ioguste, uma fruta ou um copo de leite. Não insista.

Faça do processo de cozinhar uma brincadeira – Essa é uma das melhores formas de incentivar as crianças a comerem. Peça a ajuda dela no processo da escolha dos ingredientes, da preparação dos alimentos, a ida ao supermercado. E esta aí um ótimo argumento para usar com o seu filho: você que ajudou a fazer, não vai experimentar?

"Chefe manda" também não cabe nesta hora - Dizer a quantidade e o que comer é muito chato e desgastante tanto para os pais quanto para as crianças. Ouvir alguma ordem dar-se a chance da criança desafiá-lo e fazer exatamente o contrário. Deixe ela seguir o ritmo dela não a obrigue a acabar junto com o resto da família, respeite o tempo dela.

Biscoitos saudáveis – Os pais já sabem - se não sabem vão saber agora – que as crianças quase sempre não comem o suficiente nas horas das refeições. Portanto é muito importante você complementar a alimentação delas com snacks saudáveis durante o dia. Só tenha o cuidado de não dispor esses alimentos muito próximo da refeição principal. Procure oferecer mais ou menos 1 hr e meia após essas refeições.

Biscoito de Aveia
Arme uma estratégia - O que vocês acham de bolar um plano infalível para o seu pequeno comer sopa de uma vez por todas? Recorra a desenhos animados e séries infantis. Diga que seu personagem infantil predileto, só é saudável forte e está sempre bonito porque come sempre a sopa que a sua mamãe prepara para ele. Ótima essa não?

Insira o novo – Procure adicionar no cardápio da sua família sempre novidades, pois é necessário um equilíbrio nutricional, e isto implica a introdução de novos alimentos, embora seja mais fácil fazer as comidas que você tem certeza que irão gostar e comer, não tenha medo de tentar o novo, é necessário.

Seja o exemplo – A criançada adora imitar os adultos, aproveite-se disso e dê o exemplo alimentando-se bem e tendo uma alimentação saudável. A melhor forma de ensinar é através do exemplo. Lembre-se disso. ;)

Um abraço de toda a nossa equipe.

0 comentários:

Postar um comentário