quarta-feira, 13 de abril de 2011

O fim das batalhas pré cama



Os horários dos pais de hoje em dia são bem tumultuados, lidam com várias atividades durante todo o dia. Sempre com muitas coisas para fazer e nunca com tempo suficiente para fazê-las. A hora de dormir, muitas vezes é tida como mais uma “coisa a fazer", já marcada em nossa lista de afazeres diários.

Eu gostaria de dividir com vocês uma nova maneira de encarar a hora de dormir do seu filho. Enxergue como uma maravilhosa oportunidade de ter um ritual calmo e tranquilo. Uma fatia diária de tempo fora de um dia agitado, dada a você, para você mesma conseguir gozar das alegrias da paternidade e construir as bases para uma relação estreita entre vocês. Isso torna-se tão mais bonito quando enxergamos desta maneira, não é mesmo?

Para começar, ajude-o na hora de dormir. O tempo será gasto, de um jeito ou de outro. Gostaria que este tempo seja com carinho, paz e união, ou apressado e estressante? Você tem o poder da escolha e pode definir como serão suas noites. Por que não escolher uma rotina agradável? Você se sentirá melhor e seu filho também. Será muito mais divertido e o seu filho irá adorar a hora do soninho, que será maravilhosa.



Comece a sua rotina mais cedo


Se você começa a rotina da hora de dormir quinze ou vinte minutos antes do horário que você gostaria que seu filho estivesse dormindo, isso com certeza ocasionará problemas. Isso é muito pouco, tempo somente para o essencial, e o momento agradável aonde foi parar? Como pai, você começa a cuidar o relógio e ficar tenso a cada momento em que os minutos vão avançando, e a criança percebe e se sente pressionada pois pode ela estar em outro ritmo, e a vontade de fazer as coisas rápidas e dentro do horário previsto ocasiona um choque de energia entre pai e filho, podendo assim, isso se tornar um ciclo, e todas as noites tornarem-se pesadelos.

A forma de evitar todo este mal estar antes da hora de dormir é prolongar o tempo pós cama e preparações. Para a maioria dos pais, este processo implica em disponibilizar pelo menos uma hora desde o início do ´processo até o momento de se apagar as luzes. Se você acha este tempo longo demais, saiba que a maioria das famílias levam muito mais tempo nesta “briga” para levar estas crianças para cama do que isso. Existem casos de 3 e até 4 horas de incessantes choros, xingamentos e discussões.

Comunique com antecedência para o seu filho a hora que você pretende começar essa “hora do soninho”. Mantenha ela, e a partir de algum momento específico (quem sabe o pós jantar), você começa esta preparação.


Depois que você entender o poder de uma rotina e conseguir aplicá-la, problemas como estes serão facilmente evitados. Se você enxergar este tempo como sendo um momento de maior conexão com o seu filho, um momento de muito carinho e afeto, então essa hora pode ser algo maravilhoso vivido dia após dia.

0 comentários:

Postar um comentário