sexta-feira, 1 de abril de 2011

Guia para você ser um bom pai ou mãe, pode dar certo?



Criado pelo renomado psicólogo norte-americano Robert Epstein os “10 mandamentos para a boa educação”, consiste em um manual para os pais exercerem o seu papel da melhor forma. 

Competências que estão relacionadas cientificamente a felicidade, saúde e sucesso das crianças. 

Robert Epstein pesquisador e professor da Universidade de Harvard, começou a questionar-se o que realmente é relevante na hora de educar um filho. Partindo desta dúvida ele desenvolveu um questionário online com 100 perguntas e à partir dele, tirou embasamento para as colclusões a seguir: 


Vamos ao 10 mandamentos para uma boa educação? 



1. Amor e afeto: Apoiar e aceitar a criança, dar carinho e dedicar parte do seu tempo a ela. Quando estiver com a criança, “fuja” do mundo real e entre no universo lúdico.

2. Controle do estresse: Tomar medidas para reduzir o estresse, praticar técnicas de relaxamento e dar uma interpretação positiva para as situações adversas.Uma boa pedida é fazer junto ao seu filho a técnica “respiração de limpeza”. Respirem fundo, segurem o ar por 5 segundos e soltem lentamente, expulsando toda a tensão da mente e do corpo.

3. Relacionamento eficaz: Manter um relacionamento saudável com seu marido e com as pessoas à sua volta. Evite discutir na frente das criança e se for inevitável, explique que vocês se amam, mas discordam em alguns assuntos. E que isso é perfeitamente normal.



4. Autonomia e Independência: Tratar seu filho com respeito e o encorajar para ser auto confiante e independente. Estimulando o seu filho a poupar parte da mesada, a arrumar a casa, a fazer a mala para um final de semana na praia, entre outras coisas.

5. Educação e aprendizado: Promover oportunidades de aprendizado e oferecer boa educação para o seu filho.Brincadeiras educativas e diferentes a cada dia.

6. Preparação para a vida: Ter uma renda estável e fazer planos para o futuro. O segredo é procurar programas alternativos que não envolvam tanto a questão do dinheiro. Compre um cofrinho e planejem o que vão fazer juntos com o dinheiro.

7. Gerenciando o comportamento: Reforçar positivamente as boas atitudes e recorrer a castigos apenas quando os outros métodos, como conversar e orientar, falham. A punição como castigo deve ser usada minimamente. Bagunçou? Arrume. Também vale a opção de tirar por um tempo um brinquedo preferido.

8. Saúde: Manter um estilo de vida saudável, com bons hábitos alimentares e exercícios regulares, para inspirar o seu filho. Por exemplo, antes de alguma festa, dê comida “de verdade” para o seu filho.

9. Religião: Apoiar alguma crença e participar de atividades espirituais ou religiosas. Independente da religião ou de acreditar ou não em Deus, estimule a criança a valorizar e agradecer as conquistas do dia a dia, e também a praticar gentilezas.

10. Segurança: Tomar precauções para proteger o seu filho e se manter informado sobre o que ele faz no dia a dia. 



“Ser bom pai é desenvolver e estimular capacidades nas crianças, inclusive a de se preparar para a vida por conta própria”. 


Pelo sim ou pelo não, vale tentar e colocá-lo em prática né? 


Bom final de semana pessoal 


Abraços da equipe Multibaby



Fonte: Crescer/fevereiro 2011

0 comentários:

Postar um comentário