Até mesmo os bebês mudam de humor conforme a circunstância.
Traçamos abaixo alguns perfis, veja em qual o seu pequenino melhor se encaixa. Vale lembrar que os bebês não nascem com a personalidade formada, mas que essa vai se constituindo conforme o convívio com as outras pessoas, principalmente com a mãe, já que este é mais intenso. Sendo assim, filhos de mulheres calmas costumam ser mais calmos; mães mais tensas, costumam ter bebês mais agitados. Se você considera-se mais agitada mamãe, procure delegar funções com o pai, avô, avó ou qualquer outro parente que se disponha e seja mais tranquilo.
Explosivo
O bebê reage fortemente a tudo que acontece com ele e ao seu redor. Assim que sente fome, ele grita. Se algo o assusta ele berra forte. Outro fator que o diferencia, é que este tipo de bebê demora para pegar no sono, dorme pouco e chora facilmente.
Como agir com ele:
_Fale calmamente e baixo com ele
_Abaixe o volume da TV e mantenha o ambiente calmo na hora em que ele for adormecer
_Evite movimentos bruscos ao manuseá-lo
Dica: coloque uma música tranquila, suave. Este som ajuda a acalmar. Outra dica bacana pe massagiar as costas, a região atrás das orelhas e as plantas dos pés logo após o banho do pequenino. É super relaxante.
Simpático
Um bebê sempre com ótimo bom humor. Bom de garfo, dorme como um anjinho e quase nunca se mostra irritado. É um bebê que possui sempre um sorrisão estampado no rostinho e não causa trabalho algum.
Como agir com ele:
_Não deixe de repreendê-lo quando for necessário
_Brinque e converse com ele, o estimule
_Aumente a atenção com certos desconfortos como: fralda suja, hora de comer e cansaço. O bebê é bonzinho, por isso mesmo você deve sempre ficar atenta a rotina.
Dorminhoco
O mais preguiçoso, estilo comeu, está de barriguinha cheia, dormiu. Acorda com fome, toma de mamar e depois volta a dormir.
Como agir com ele:
_Não faça longos intervalos entre uma mamada e outra. Assim ele se mantém acordado por mais tempo.
_Quando seu filho estiver desperto, experimente circular com ele pela casa, mostrando tudo que tem cor, movimento e que, portanto, pode agradar.
_Faz tempo bom? Leve-o até a rua. O passeio pode ser bem divertido para quem anda descobrindo o mundo.
Ativo
Está o tempo todo aceso, atento e ligado. Não gosta de ficar sozinho e sua curiosidade insaciável é sua marca registrada.
Como agir com ele:
_Mantenha-o por perto, enquanto você arruma a casa ou vê o jornal da TV. Para ficar feliz, algumas vezes, basta ver e ouvir as vozes das pessoas queridas.
_Aos poucos, estabeleça uma certa rotina. Afinal, mesmo os bebês mais atentos e curiosos precisam de algumas sonecas durante o dia, principalmente a que vem depois do banho ou do almoço.
_Brinque, ofereça estímulos suficientes, mas não exagere. Ou terá em casa uma criança excitada, nervosa e chorona.
Tímido
O que ele mais gosta é ficar no "colinho" do pai e da mãe.
Como agir com ele:
_Desde pequenino, respeite o direito que seu filho tem de não querer ir para o colo de pessoas estranhas. _Precisa de um tempo para se acostumar com elas. Forçá-lo, jamais!
_Procure não super proteger, ao contrário, incentive as iniciativas. Afinal, tombos e arranhões não são o fim do mundo para este nosso explorador.
_Mostre ao bebê, sempre que possível, que o mundo é muito maior do que o colo da mamãe. Incentive-o a descobri-lo, a se aventurar um pouco. E, é claro, cada vez mais.