Você não aguenta e não sabe mais o que fazer com tantas birras que o seu pequenino faz? Quer dar um jeito nisso? Pois então, hoje mostraremos por aqui 5 formas para acabar de vez com esses momentos indesejáveis das crianças.
Tenha pulso forte
Após alguma proibição, as crianças sempre choram e questionam o porquê. O que acaba acontecendo depois disso é os pais cedendo. Se você ceder, pode abrir um precedente e ele pode passar a questionar todas as suas decisões. É preciso, portanto, deixar claro certas regras e reforçá-las com o tempo, sem arredar pé. Contradizer-se pode ser a pior coisa na hora da birra e só vai tornar as coisas mais difíceis. Por isso, ao fazer proibições ao pequeno, tenha certeza de que será capaz de cumprir tais proibições.
Mantenha a calma
Quando uma das birras do seu filho parece ter atingido todos os limites e os gritos e choros tornam-se insuportáveis para você, tenha calma e não reaja emocionalmente. Sabemos o quanto é difícil manter-se tranquila nessa hora, mas lembre-se que essa atitude da criança, de fazer birra, é a forma que ele achou de chamar a sua atenção e ter os desejos dele atendidos. Mostre apenas que esse comportamento é inaceitável e agindo dessa forma ele não conseguirá nada de você. Tente demonstrar isso através dos gestos.
Não evite pedir por ajuda
Realmente não consegue manter a calma? Peça auxílio, não hesite. De nada adianta você tentar manter o controle de uma situação da qual você esta emocionalmente alterada. Um terceiro (pai, avó, ou avô) pode sim ajudar a contornar uma situação extrema. Todos nós passamos por um stress tremendo e peça ajuda para não acabar perdendo a cabeça, mas use desse artifício realmente só em últimos casos.
Preste atenção nos seus gestos, crianças procuram imitar os adultos adultos na maneira da falar e de se portar, você é um espelho para ele. Procure ser sempre educado na frente do seu filho com os outros e resista ao jeito mais fácil de acabar com uma birra: cedendo às vontades do pequeno. Isto acaba com sua moral na hora de dar broncas e pode deixar seu pequeno mal acostumado.
Tenha paciência e gaste um pouc... gaste não, invista um pouco mais do seu tempo na educação do seu filho.
0 comentários:
Postar um comentário