segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alimentos benéficos para a gravidez


Durante a gestação uma das dúvidas das futuras mamães é sobre o que podem ou não ingerir. Mas quais alimentos realmente trarão benefícios para o bebê e a gestante?
O importante é sempre conversar com o médico e procurar ter bom senso. Entretanto, trazemos cinco dicas de alimentos que irão auxiliar no desenvolvimento do bebê, ao mesmo tempo que reforçam a saúde da gestante. 




Aveia
Esse alimento é uma rica fonte de fibras, proteína e vitamina B6. O indicado é que a gestante inicie o seu dia com uma tigela de aveia, mantendo, dessa forma, os níveis de energia altos. Além de auxiliar o sistema digestivo, a proteína e vitamina B6 são importantes para o desenvolvimento do bebê.

Batata doce
A batata doce é rica em fibra nutritiva, vitamina B6, potássio, vitamina C, ferro, cobre e betacaroteno. Destaca-se neste alimento o betacaroteno, antioxidante que o corpo converte em Vitamina A, sendo importante para o desenvolvimento dos olhos, ossos e pele do bebê. 

Ovos
Os ovos são fonte de proteína pré-natal. Eles também possuem folato, ferro e colina. Este último item é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebê e reduz o risco de defeitos do tubo neural. Se você não gosta de ovos, não se preocupe. Essa substância também está presente na carne bovina. 

Feijões e lentilhas
Esses alimentos são grandes fontes de proteína e ferro, além de folato, fibras, cálcio e zinco. Os feijões são uma ótima opção para as mães vegetarianas, pois possuem uma grande quantidade de minerais que são encontrados em produtos de origem animal. Os feijões também são ricos em zinco, mineral que está ligado a um menor risco de parto prematuro, baixo peso e parto prolongado. Não gosta muito de feijão? Aposte na carne, frango, leite, cereais enriquecidos, castanhas e ervilhas. 

Iogurte
O cálcio presente no iogurte é fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê. O Iogurte natural, inclusive, possui mais cálcio que o leite. Além disso, possui proteína, vitaminas B e zinco. Gestantes devem ingerir no mínimo três porções de cálcio por dia para reduzir o risco de parto prematuro ou de baixo peso na hora do nascimento.

Outras dicas
Inclua na alimentação as castanhas, suco de laranja, salmão, frutas, carne magra e folhas verdes. Além de ajudarem a gestante a manter a forma, esses alimentos auxiliam no desenvolvimento do bebê.

0 comentários:

Postar um comentário