quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobremesas para o seu bebê

Papais e mamães, quando o assunto é sobremesa e doces, o que seu bebê pode comer? Chocolate? Papinhas cheias de açúcar? Alto lá! Uma coisa precisa ficar clara desde o princípio: açúcar não deve ser oferecido aos bebês de até dois anos. Nem um pouquinho, nem de vez em quando. 

De acordo com o pediatra Francisco Lembo Neto, o importante é dar prioridade a frutas e gelatinas e não a alimentos com açúcar, pois ele não é nutritivo e pode se transformar em gordura, levando as crianças à obesidade. 

Após completar os dois anos, as crianças podem começar a consumir pequenas quantidades de açúcar, mas em raros momentos. Para ajudar, selecionamos três receitas de sobremesas saborosas e saudáveis para os bebês. 

Confira as receitas:

Papa de manga

Recomendada para: bebês a partir de seis meses

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
Uma manga média
Uma xícara de chá de água

Modo de preparo:
Lave a manga e descasque-a. Corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Acrescente a água. Deixe cozinhar em fogo baixo e bata em um liquidificador ou mixer. Deixe esfriar.


Sorvete de laranja com cenouras

Recomendado para: crianças a partir de um ano

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
300g de chocolate branco sem adição de açúcar picado
2 cenouras médias picadas
2 laranjas (faça um suco com as duas)
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Derreta o chocolate. No liquidificador, bata as cenouras com o suco de laranja até formar uma pasta e passe pela peneira.  Bata o chocolate derretido com o creme de leite no liquidificador por, aproximadamente, cinco minutos. Misture com a pasta de laranja e cenoura e leve ao freezer por um período de quatro a seis horas. No momento de servir, coloque em taças.

Frozen iogurte com calda de polpa de maracujá



Recomendado para: crianças a partir de dois anos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
1 lata de leite condensado 
2 potes de iogurte natural 

Calda:
1 xícara de chá de polpa de maracujá 
½ xícara de chá de açúcar 
 ½ xícara de chá de água

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado e o iogurte até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente refratário e leve ao freezer por seis horas. Em uma panela, coloque a polpa de maracujá, o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva bem gelado. Essa receita deve ser oferecida à criança com moderação e apenas uma vez por mês.

E aí, o que acharam dessas receitas? 


0 comentários:

Postar um comentário