Homens geralmente possuem maiores dificuldades em demonstrar sentimentos, não é mesmo? O que alguns não percebem, entretanto, é o quanto esta retração pode fazer mal para os filhos, que podem se sentir rejeitados pelo pai, e muitas vezes pelas mães que também possuem essa dificuldade.
Estudo recente realizado na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, destaca a importância do papel do pai no crescimento e desenvolvimento de uma criança. “Crianças e adultos em todos os lugares tendem a responder exatamente da mesma maneira quando se sentem rejeitados por seus cuidadores e outras figuras de apego”, afirma Ronald Rohner, coautor do estudo.
O estudo ressalta também, que a psicologia e a neurociência vem revelado que as mesmas partes do cérebro da criança que são ativadas quando ela sente dor, são ativadas quando ela é rejeitada. A diferença, entretanto, é que a dor psicológica pode ser revivida por anos, muitas vezes por toda a vida.
E no que isto resulta? Em problemas de ansiedade, insegurança, agressividade e hostilidade, fatores que poderão se refletir na adolescência e fase adulta dos então pequenos.
Não quer que seu filho passe por isso?
Então papais e mamães, demonstrem todos os dias o amor que vocês possuem pelos filhos. Isso não significa satisfazer todas as vontades e manhas dos pequenos, muitas vezes dizer não é a melhor forma de amar, mas o importante é envolvê-los em carinhos, beijos e aconchegos, fazendo a criança se sentir amparada e amada.
E essa regra vale tanto para os papais, quanto para as mamães, afinal, amor nunca é demais! ♥