quarta-feira, 6 de junho de 2012

A importância do Teste do Pezinho



Um exame simples que pode mudar a vida do seu filho. Estamos falando do Teste do Pezinho, que tem sua importância em destaque no dia de hoje, 06, por ser o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data instituída pelo Governo Federal para reforçar aos pais a necessidade do procedimento.

Mas o que este exame detecta? 
A partir de um rápido e quase indolor exame de sangue, que precisa ser feito em até 48 horas após o nascimento, o teste do pezinho aponta para doenças congênitas como a fenilcetonúria, hipotireoidismo, anemia falciforme e fibrose cística. Caso detectadas, essas doenças precisam ser imediatamente tratadas e a criança precisará passar por um acompanhamento médico.  

A amostra de sangue não precisa ser colhida necessariamente do calcanhar da criança, podendo ser feita em outras partes do corpo. Mas então por que o teste é do pezinho? Porque nos primeiros programas de triagem neonatal a coleta era feita na parte lateral do pé, local onde o procedimento dói menos.  

Saiba um pouco mais sobre as doenças que o Teste do Pezinho detecta: 

Fenilcetonúria (PKU) - Causada pela deficiência no metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo no organismo pode causar deficiência mental. 

Hipotireoidismo Congênito (TSH T4) - Causada insuficiência do hormônio da tireoide. A falta de tiroxina pode causar retardo mental e comprometimento do desenvolvimento físico 

Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias - Alteração da hemoglobina que dificulta a circulação, podendo afetar quase todos os órgãos. Pode causar anemia, atraso no crescimento e dores e infecções generalizadas. É incurável.

Fibrose Cística (IRT) - Ocorre aumento da viscosidades das secreções, propiciando as infecções respiratórias e gastrointestinais. Ataca pulmões e pâncreas. É incurável. 

Fica então o recado para os futuros papais e as futuras mamães: programem-se para levar o recém-nascido para fazer o Teste do Pezinho. O exame é fundamental para a saúde e bem-estar do seu filhote =)

0 comentários:

Postar um comentário