quinta-feira, 12 de maio de 2011

A chegada de um bebê: os 5 sentidos



É uma incógnita cada movimento feito pelo bebê. Cada gesto, olhar e reflexo daquela pequena vida que acabou de surgir.
Logo nos primeiros minutos de vida o bebê começa a interagir com o meio ambiente, canalizando sua atenção para o ver e ouvir.

A visão dos bebês é considerada boa. Nos primeiros meses ele encherga em um raio de campo de no máximo 25 cm. Experimente movimentar algum objeto perto dele. Você vai conseguir facilmente prender sua atenção. Mesmo que sejam recém nascidos, eles conseguem facilmente reconhecer a mãe.

O sentido do tato é um dos primeiros a se desenvolver, isso ocorre dentro do útero da mãe. O toque é tão importante que em algumas maternidades, assim que o bebê passa pelo trauma do nascimento, ele imediatamente é colocado no colo da mãe, junto ao coração dela, para que se tranquilize. Um colinho e um embalo é um calmante para os pequenos.



A partir do 7° mês, o feto já reage a quaisquer tipos de ruídos. Pesquisadores afirmam que, ao nascer, o bebê reconhece a voz da mãe. Ainda com poucos dias de vida, já responde aos ruídos do ambiente. Como? Ao ouvir um barulho mais alto respira em ritmo acelerado ou então estica e encolhe os braços e as pernas, realizando o chamado Reflexo de Moro.
Evite barulhos e até mesmo o tom de voz muito alto perto do bebê, deixa ele muito agitado. Canções de ninar com uma voz suave, é muito mais agradáveis para ele.

O olfato pode ser considerado o sentido mais desenvolvido dos bebês. Com apenas uma semana de vida, ele já reconhece facilmente o cheirinho da sua mãe. E já é comprovada que os cheiros familiares os acalmam.


Assim que nasce, os bebês são capazes de distinguir três sabores básicos: amargo, azedo e doce, mas apenas o doce é agradável a eles. Não distingue ainda o salgado, o que deve acontecer por volta do quarto mês.


Procurando compreendê-lo, fica mais fácil atender suas necessidades, assim tornando o início da vida do seu filho muito mais aprazível. =D

0 comentários:

Postar um comentário