quarta-feira, 1 de junho de 2011

Missão: encontrar o animalzinho ideal para o seu filho



Chega uma fase da vida das crianças, que elas vão te pedir, implorar, jurar mundos e fundos para ter um. Vai acontecer, é inevitável..

E o que você vai fazer?


90% dos pais cedem. Daí aparecem com papagaio, tartaruga, hamster, coelho... Bom, antes de apostar suas fichas em um bichinho mais exótico e embarcar nesta aventura, vale algumas dicas nossas para que a escolha seja mais certeira né?


A ideia é manter a fascinação da pequenada pelo mundo animal, por isso, faça uma escolha consciente.


Peixes: Uma ótima escolha para ser o primeiro animalzinho de estimação do seu pequeno. Os peixes dão praticamente nenhum trabalho para cuidá-los, são bonitos para ficar horas admirando-os. É preciso dar uma atenção maior só a limpeza do aquário e não dar comida em excesso, já que os peixes são bem gulosos e não sabem o limete na hora de comer, assim acabam morrendo de tanto comer literalmente
.

Cães: Os melhores amigos dos homens também procuram um bom amigo nas crianças e porque precisam de afectos e brincadeiras, a combinação canina-pequenada ser perfeita. Os meninos são mais adeptos dos cães e é importante adequar o tamanho do animal ao tamanho da criança, e ao espaço que você estiver em casa! Mas não esqueça que um cão exige muitos cuidados, além do espaço físico, necessitam de atenção diária (treinar, dar de comer, levar à rua, dar banho, escovar…). Mas cuidar de um cão pode ser uma ótima maneira de ensinar às crianças responsabilidade e dedicação.

Gatos: São uns mimos que estão sempre a postos para receber carinhos! Dada a sua natureza calma, os gatos são animais perfeitos para as crianças, sendo normalmente mais apreciados pelas meninas do que pelos meninos. Animal caseiro por excelência, os gatos vivem muitos anos e mais ainda se viverem sempre dentro de casa. Há que ter apenas atenção a crianças que possam sofrer de alergias e daqueles miúdos muito activos que não terão “paciência” para um animal tão independente e sossegado… e que pode retaliar com desagradáveis arranhões!


Pássaros: Com pouca interatividade. São muito belos realmente, mas não achamos que são os mais indicados para crianças. Normalmente pessoas da melhor idade são apaixonadas por aves, e ficam horas os admirando. A limpeza da gaiola e a manutenção de água e comida fresca são tarefas de relativamente fácil execução e com as quais a criança até pode ajudar. Porém, é importante perceber se esta será uma novidade rapidamente esquecida, até porque as aves domésticas duram muitos anos, o que requer um compromisso a longo prazo. Sem contar que, sinceramente, as aves se sentem muito mais felizes e vê-las na natureza, livres, é muito mais bonito.

Coelhos: Consideramos uma boa opção para quem vive em uma casa com um belo quintal. A atracção entre crianças e coelhos é inexplicável. Apesar destes animaizinhos gostarem bastante de saltar e correr, são muito doces. A forma como se pega e se brinca com este animal tem de ser muito cautelosa, até porque eles são roedores natos. Ah, e não esqueça, se você for adquirir um destes, que eles necessitam passar algum tempo fora da sua gaiola todos os dias… para poder esticar as patas!

Hamsters: Os roedores de pequeno porte - porquinho da índia, furão e ratinhos domésticos, por exemplo - são uma ótimo treino antes de adquirir um cão ou gato. Porquê? Porque são pequenotes e estão em uma gaiola, sem deixar de interagir. Os maiores cuidados são com a limpeza da gaiola (que precisa ser diária, as vezes até mesmo duas vezes ao dia), com o seu manuseamento (são sensíveis ao toque) e cuidar para que eles não fujam, costumam ser bem fujões! Os hamsters têm ainda uma particularidade, costumam trocar a noite pelo dia. Mas dependendo do hábito familiar e se for criado junto à família desde pequenos, se adaptam facilmente.



Ajudamos??


Esperamos que agora se torne mais fácil a missão de encontrar um companheirão para o seu pequeno.



Ótima semana pessoal =)

1 comentários:

Aretusa disse...

Já tem um tempo que quero um bichinho pra Soft, mas nunca dá certo. Vamos ver se agora depois da mudança ela ganha, pra começar, acho que vai ser um peixinho!!
Beijocas,
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Postar um comentário