quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mastite: pode ocorrer, faz parte



Para aquelas mamães de primeira viagem, que nunca ouviram falar em mastite, vexplicamos facilmente. Trata-se de uma inflamação nas glândulas mamárias que pode ocorrer mais frequentemente, após a primeira gravidez.



Essa inflamação ocorre pela falta de prática da mulher em dar de mamar, pela fragilidade da pele fina do bico e pela produção excessiva de leite. Machucados começam a surgir na região da auréola, para fungos e bactérias é um prato cheio.



A aparição do vermelhidão, surge logo após as primeiras duas semanas pós parto. Às vezes, o peito fica muito cheio de leite, levando o neném a fazer várias tentativas para pegá-lo, o que acaba por ferir toda a região. O leite acumulado empedra, também abrindo fissuras no mamilo. Normalmente somente uma das mamas é atingida. Antes de apelas para qualquer procedimento caseiro, procure imediatamente um médico.



Sabia que você pode preparar os seus seios durante a gravidez para evitar a mastite?

Antes dos 6 meses, a produção de leite já começa a acontecer. Procure usar um sutiã já próprio para a amamentação.

Procure tomar sol, que ajuda a dar resistência a pele sensível dos seios.




Quando fores amamentar, cuide da higiene, lavando bem as mãos antes de encostar nas mamas. É interessante também você retirar com um sugador um pouco do excesso de leite. Esse leite pode ser congelado e usado posteriormente sem problema algum.



Quando fores oferecer o peito ao bebê, procure fazer com que ele abocanhe o bico e toda auréola. Se ele pegar somente o bico, não vai conseguir mamar o suficiente e poderá machucá-la.
Se ainda assim, após a mamada ainda sobrar leite, use novamente o sugador e o retire.



Dica: Ao tirar a criança do peito, depois das mamadas, primeiro coloque o dedo mínimo em sua boquinha. Assim, ela passa do bico para o dedo, de uma forma menos brusca, sem machucar seu mamilo.


Não deixe de ter este ato de amor. Além de ser essencial para a saúde do seu bebê (dê uma olhada no post que falamos a respeito disto, clicando aqui), amamentar é tudo de bom!

3 comentários:

MaH disse...

Nossa, eu morro de medo disso aonctecer... to me cuidando desde já pra tentar evitar o máximo!!!
Bjos

Multibaby disse...

Isso aí Mah, precaução é o melhor remédio. ;-)

Aretusa disse...

A mastite é algo sério, que assusta bastante, mas com a informação correta, a gente pode evitar essa situação e garantir a tranquilidade e o sucesso da amamentação.
Se a mãe não tiver o sugador ou uma bomba elétrcia, ela poderá fazer a ordenha manual do leite e armazená-lo de forma que possa usá-lo depois ou mesmo doar, afinal, muitos bebês em UTI's contam com isso.
Beijocas,
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Postar um comentário