quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sabia que os bebê fazem amigos antes mesmo de começarem a falar?


Isso mesmo. Foi o que descobriu um grupo de pesquisadores da Universidade Charles Sturt, da Austrália depois de acompanharem por cerca de 2 anos o comportamento das crianças. 

A forma que eles fizeram esse acompanhamento, foi utilizando pequeníssimas câmeras acopladas à cabeça dos pequeninos para entender o que eles chamam de “olhar do bebê” e descobrir mais sobre suas interações secretas. 

Sabe aquele desenho os Rugrats (no Brasil tem o titulo de Os Anjinhos)? Pois então, o resultado foi digno de um episódio desse desenho. 


Os pesquisadores tiveram uma grande surpresa ao constatar que crianças de seis a 18 meses usam uma linguagem nao-verbal bastante sofisticada para fazer amigos e provocar o riso uns nos outros. 

“Nós ficamos muito, muito surpresos ao ver quão sofisticados eles são em termos de habilidades sociais, habilidade de ajudar uns aos outros e em ter certeza de que estão convidando outras crianças a fazerem parte de seu grupo”, disse Jennifer Sumsion, uma das autoras do estudo, à agência AFP.


Através do contato visual, gestos e o senso de humor, os bebês criam uma espécie de jogos sociais que só quem realmente acompanhar bem de perto pode perceber. 

Por exemplo: 

Um bebê finge que vai entregar um brinquedo a outra criança, mas o afasta no último minuto; ou um grupinho de crianças sentadas perto umas das outras brincam de trocar suas mamadeiras entre si. 

Outro exemplo é de uma menininha de um ano de idade que tentou confortar um bebê que estava assustado. Para isso, ela colocou com cuidado sobre os olhos do outro um pedaço de tecido que permitia enxergar através dele, fazendo assim com que ele se sentisse protegido. 

Que fofo, né? 

A expectativa dos pesquisadores é que através dessa pesquisa eles aflorem a curiosidade sobre o mundo secreto dos bebês e que ajudem de alguma forma a descobrir os melhores métodos para educá-los. 


Lembra do video da conversa “intrigante” dos gêmeos que foi parar no youtube?





Um ótimo restinho de semana para vocês!

Grande abraço da equipe Multibaby =D 




Fonte: Superinteressante

1 comentários:

Anônimo disse...

Achei a reportagem o máximo parabéns :D

Postar um comentário