Chega uma fase da vida das crianças, que elas vão te pedir, implorar, jurar mundos e fundos para ter um. Vai acontecer, é inevitável..
E o que você vai fazer?
90% dos pais cedem. Daí aparecem com papagaio, tartaruga, hamster, coelho... Bom, antes de apostar suas fichas em um bichinho mais exótico e embarcar nesta aventura, vale algumas dicas nossas para que a escolha seja mais certeira né?
A ideia é manter a fascinação da pequenada pelo mundo animal, por isso, faça uma escolha consciente.
Peixes: Uma ótima escolha para ser o primeiro animalzinho de estimação do seu pequeno. Os peixes dão praticamente nenhum trabalho para cuidá-los, são bonitos para ficar horas admirando-os. É preciso dar uma atenção maior só a limpeza do aquário e não dar comida em excesso, já que os peixes são bem gulosos e não sabem o limete na hora de comer, assim acabam morrendo de tanto comer literalmente.
Cães: Os melhores amigos dos homens também procuram um bom amigo nas crianças e porque precisam de afectos e brincadeiras, a combinação canina-pequenada ser perfeita. Os meninos são mais adeptos dos cães e é importante adequar o tamanho do animal ao tamanho da criança, e ao espaço que você estiver em casa! Mas não esqueça que um cão exige muitos cuidados, além do espaço físico, necessitam de atenção diária (treinar, dar de comer, levar à rua, dar banho, escovar…). Mas cuidar de um cão pode ser uma ótima maneira de ensinar às crianças responsabilidade e dedicação.
Gatos: São uns mimos que estão sempre a postos para receber carinhos! Dada a sua natureza calma, os gatos são animais perfeitos para as crianças, sendo normalmente mais apreciados pelas meninas do que pelos meninos. Animal caseiro por excelência, os gatos vivem muitos anos e mais ainda se viverem sempre dentro de casa. Há que ter apenas atenção a crianças que possam sofrer de alergias e daqueles miúdos muito activos que não terão “paciência” para um animal tão independente e sossegado… e que pode retaliar com desagradáveis arranhões!
Pássaros: Com pouca interatividade. São muito belos realmente, mas não achamos que são os mais indicados para crianças. Normalmente pessoas da melhor idade são apaixonadas por aves, e ficam horas os admirando. A limpeza da gaiola e a manutenção de água e comida fresca são tarefas de relativamente fácil execução e com as quais a criança até pode ajudar. Porém, é importante perceber se esta será uma novidade rapidamente esquecida, até porque as aves domésticas duram muitos anos, o que requer um compromisso a longo prazo. Sem contar que, sinceramente, as aves se sentem muito mais felizes e vê-las na natureza, livres, é muito mais bonito.
Coelhos: Consideramos uma boa opção para quem vive em uma casa com um belo quintal. A atracção entre crianças e coelhos é inexplicável. Apesar destes animaizinhos gostarem bastante de saltar e correr, são muito doces. A forma como se pega e se brinca com este animal tem de ser muito cautelosa, até porque eles são roedores natos. Ah, e não esqueça, se você for adquirir um destes, que eles necessitam passar algum tempo fora da sua gaiola todos os dias… para poder esticar as patas!
Hamsters: Os roedores de pequeno porte - porquinho da índia, furão e ratinhos domésticos, por exemplo - são uma ótimo treino antes de adquirir um cão ou gato. Porquê? Porque são pequenotes e estão em uma gaiola, sem deixar de interagir. Os maiores cuidados são com a limpeza da gaiola (que precisa ser diária, as vezes até mesmo duas vezes ao dia), com o seu manuseamento (são sensíveis ao toque) e cuidar para que eles não fujam, costumam ser bem fujões! Os hamsters têm ainda uma particularidade, costumam trocar a noite pelo dia. Mas dependendo do hábito familiar e se for criado junto à família desde pequenos, se adaptam facilmente.
Ajudamos??
Esperamos que agora se torne mais fácil a missão de encontrar um companheirão para o seu pequeno.
Ótima semana pessoal =)